Como Remover vírus de pendrive que converte arquivos e pastas em atalhos

Uma nova praga vem perturbando a vida de muitos usuários. Trata-se de um vírus que infecta o pendrive e converte documentos e programas em meros atalhos. Tal atividade impede que o utilizador abra qualquer coisa e muitas vezes leva a uma atitude desesperadora: a formatação da unidade removível. A solução do problema não é tão complicada e pode poupar algumas dores de cabeça. Primeiramente, vale salientar que o vírus não apaga nenhum arquivo do pendrive. Esta praga apenas oculta documentos e cria atalhos falsos, por isso, mantenha a calma. Agora que sabemos que os arquivos, em teoria, estão no pendrive, devemos verificar se o problema em questão está relacionado ao vírus. Para averiguar se seus arquivos continuam na unidade, veja se no ícone do pendrive (disponível em “Meu Computador”) o espaço utilizado continua idêntico ao que era anteriormente.

artigo1_virus_extranet

Caso o Windows informe que a unidade está vazia, então é possível que o vírus que você pegou seja outro. Do contrário, a execução dos passos a seguir deverá resolver seu problema.
Use um bom anti-vírus ou baixe uma ferramenta de remoção de vírus ( Kapersky – CLIQUE AQUI para Download ) que servirá para localizar e deletar arquivos infectados. Lembre-se que esta ferramenta sugerida não fica instalada em seu sistema, portanto, só é recomendada para remover os arquivos infectados, mantenha um bom anti-vírus instalado em seu computador para monitoramento em tempo real.
Após a limpeza execute os passos a seguir:
Recuperando arquivos
1.  Abra o Prompt de Comando (item presente no “Menu Iniciar” dentro da pasta “Acessórios”)
artigo2_virus_extranet
2. Agora digite o seguinte comando:attrib -h -r -s /s /d F:\*.*
artigo3_virus_extranet

Nota: a letra “F” deve ser substituída pela letra atribuída ao seupendrive.

 

Método manual

1. Acesse a pasta que foi afetada pelo vírus e clique com o botão direito sobre o arquivo contaminado (que atualmente é um atalho).

2. Abra as Propriedades do arquivo.

3. Acesse a aba “Atalho” e remova quaisquer informações que nãotenham relação com o caminho do arquivo em questão (realizar oprocesso no item “Destino” e “Iniciar em”). Veja o exemplo abaixo:

artigo4_virus_extranet

 

Etapas finais

Dependendo da quantidade de pastas e arquivos que seu dispositivo tiver pode demorar algum tempo. Quando terminar digite dir e dê enter. Você poderá verificar que suas pastas retornaram. Assim que todas as suas pastas voltarem, abra uma por uma para conferir o conteúdo, se tudo estiver correto copie todo o conteúdo para uma pasta em seu computador e formate o dispositivo.

Após terminar a formatação crie uma pasta chamada autorun.inf (isso evitará que seu dispositivo seja infectado por vírus de autorun) e coloque-a em modo somente leitura e em oculto, para isso basta clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta e escolher as duas configurações e dar ok.

Pronto, agora volte seus arquivos para o dispositivo

 

Elias Costa Moreira

Contribuições: http://magnetares.wordpress.com e Vanessa Bizetto